quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Meteoros e ”mancha” nos céus do Rio de janeiro e Espírito Santo entre 15 de fevereiro de 2013 e 20 de fevereiro de 2013.

Imagens e vídeos mostram fenômenos de longa duração, incompatível com queda de meteoro Foto de João Ricardo Lima Rodrigues ///  no link: http://oglobo.globo.com/ciencia/misterio-no-ceu-do-rio-7630667

Resumo da postagem: (1) Meteoro no céu do RJ em 15 de fevereiro (mesmo dia do meteorito na Rússia). (2) “Mancha” de luz (cor de fogo) no céu do Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 2013. (3) Meteoros no RJ/ES em 20 de fevereiro de 2013 na parte da manhã

1. Meteoro no céu do RJ em 15 de fevereiro

Segundo o Clube de Astronomia do Instituto Federal Fluminense, um meteoro passou pelo céu do Estado do Rio de Janeiro em 15 de fevereiro de 2013, mesmo dia em que caiu o meteorito na Rússia.



Leia e assista a reportagem:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/02/rio-de-janeiro-e-espirito-santo-veem-passagem-de-meteoro-pelo-brasil.html


2. Foi filmada uma “mancha” de luz (cor de fogo) no céu do Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 2013.



 https://www.youtube.com/watch?v=XP7-XeYxaLI

 nota: o video pode demorar uns 10 segundos para carregar.

Leia e assista a reportagem:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/vc-no-g1-rj/noticia/2013/02/mancha-se-desloca-no-ceu-do-rj-astronomo-descarta-meteoro.html

<< 19/02/2013 09h05 - Atualizado em 20/02/2013 11h19

'Mancha' se desloca no céu do RJ; astrônomo descarta meteoro
Quase 20 leitores do G1 enviaram seus registros da passagem do objeto.
Instituto de Pesquisas Espaciais diz que não pode afirmar do que se trata.

Entre o final da tarde e o começo da noite de domingo (17), a visão de uma "mancha" que se deslocava pelos céus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e deixava um rastro por onde passava fez com que quase 20 leitores do G1 encaminhassem seus vídeos e fotos com o registro do objeto.

O funcionário público Raphael Dias, de 25 anos, filmou o fenômeno de sua casa, em Realengo, por volta das 17h30: “Avião deixa rastro de fumaça. Mas isso que eu filmei o rastro ia apagando. No final, desapareceu”.

O leitor Carlos Sidney Ferreira Dutrain, que mora em Nova Iguaçu, na região metropolitana do RJ, também filmou o fenômeno por volta das 17h do domingo (18). "Estávamos eu, minha esposa e minha filha no quintal de casa quando minha mulher avistou a situação", relata.

O leitor Andrei Martins Soncin Santos, de 18 anos, fotografou “uma luz incandescente” que “apareceu no céu” em São João de Meriti por volta das 18h30. “Era visível a olho nu”, lembra ele. O internauta afirma que ficou surpreso, e começou a filmar “para saber se, com o zoom da câmera, dava para ver o que era”. No entanto, ele não conseguiu identificar o objeto.


O Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais não quis levantar hipóteses sobre qual seria o objeto visto. Mas, segundo a assessoria de imprensa do órgão, "uma das pesquisadoras chegou a considerar que, pela foto, até parece um meteoro, porém ela mesma ressaltou que no vídeo a passagem parece ser muito lenta. Os meteoros costumam ser muito mais rápidos do que aparece no vídeo. O próprio exemplo do meteoro da Rússia mostra isso".

A Aeronáutica afirmou que não comentará o assunto porque "não tem informações sobre o ocorrido".


O astrônomo Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional, acredita na possibilidade de um avião e descarta a idéia de o objeto ser um meteoro. "Se durou de 5 a 10 minutos como relatado, não foi um meteoro. Pela hora do dia, com o sol já baixo, a coloração avermelhada do traço é devida ao reflexo do sol. Então, a explicação mais plausível é que foi um avião. O fato de ver ele 'caindo' é apenas um efeito visual, devido a que a trajetória do avião segue a curvatura da Terra e, portanto, em algum momento ele deve sumir abaixo do horizonte."
Ele complementa dizendo que "quando o avião voa à uma altura em que em que o ar é muito seco e frio, o ar quente e úmido que sai da turbina se condensa rapidamente e forma o rastro de nuvens ou de 'fumaça' que é observado. É o mesmo efeito que faz com que quando você está num lugar muito frio, você consiga ver o vapor da sua respiração. As nuvens de vapor se dissipam logo em seguida, e o efeito passa rapidamente".

A professora Jéssica Alves de Medeiros percebeu que havia algo diferente no céu e achou que fosse uma estrela cadente. No entanto, o namorado da leitora, Vinícius Abreu Areas, alegou que a velocidade estava muito lenta para ser uma estrela cadente. Foi quando o casal decidiu começar a fotografar. “Demorou uns dez minutos”, diz Jéssica, que mora em Campo Grande. “Eu achei legal. Queria saber o que era.”>>


3. Meteoros no Rio de Janeiro e Espírito Santos em 20 de fevereiro de 2013 na parte da manhã

Leia a reportagem e assista ao vídeo:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/02/rio-de-janeiro-e-espirito-santo-veem-passagem-de-meteoro-pelo-brasil.html

<<<  Edição do dia 20/02/2013 / 20/02/2013 14h00 - Atualizado em 20/02/2013 14h10

Rio de Janeiro e Espírito Santo vêem passagem de meteoro pelo Brasil
Dois meteoros foram vistos hoje no céu por volta das onze horas da manhã.
Clube de Astronomia do Instituto Federal Fluminense confirma a informação.
Na semana passada um meteorito assustou os moradores da Rússia. Hoje muita gente contou que viu duas bolas de fogo no céu de algumas cidades do Brasil.
Segundo o Instituto Federal Fluminense, os dois meteoros passaram pelo céu das cidades de Campos, Rio das Ostras e Cabo Frio.
O instituto divulgou imagens de outro meteoro que também passou no estado do Rio no dia 15 de fevereiro, no mesmo dia em que caiu o meteorito na Rússia.  Os dois meteoros que passaram pelo estado do Rio também foram vistos da grande Vitória um pouco mais cedo, às 10h30.
A Infraero, em Vitória, confirmou que funcionários da torre de controle do aeroporto também viram rastro da bola de fogo no céu e que não houve necessidade alertar os pilotos porque o fenômeno foi muito rápido. >>>