sexta-feira, 18 de outubro de 2013

29.8 Milhões de Pessoas Vivem Sob O Regime De Escravidão Moderna Em 2013.


Estima-se que 30 milhões de pessoas em todo o mundo vivam em condições de escravidão moderna de acordo com o Índice Escravidão Global publicado hoje, 17.10.2013

Espera-se que com o Índice, criado pela Fundação Walk Free, os governos tomem atitudes mais firmes para combater e erradicar a escravidão moderna. 

O Índice pode ser baixado aqui:

http://www.globalslaveryindex.org/report/?download#download




---------------------------------------------------

Brasil está entre as 100 nações com os piores indicadores de trabalho escravo

O país ocupa a posição de número 94 de um ranking feito pela ONG Walk Free Foundation, que se dedica a identificar regiões e empresas que praticam a escravidão moderna.
Um relatório do grupo elogia iniciativas do governo brasileiro contra o trabalho forçado. Apesar disso, mostra que o país tem cerca de 200 mil pessoas nessa condição.

http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2013/10/17/BRASIL-ESTA-ENTRE-AS-100-NACOES-COM-OS-PIORES-INDICADORES-DE-TRABALHO-ESCRAVO.htm

---------------------------------------------------

Brasil tem 200 mil pessoas em situação de trabalho escravo

Agência O Globo

O Brasil tem 200 mil pessoas em situação de trabalho escravo. O número é do Índice de Escravidão Global, divulgado pela ONG Walk Free Foundation. Em sua primeira edição, a pesquisa coloca o Brasil em 94º lugar no ranking dos países com maior registro de trabalho escravo. No topo da lista, aparece Mauritânia, apontado como o país com a pior situação. Segundo reportagem da BBC, o estudo elogia iniciativas do governo brasileiro contra o trabalho forçado, apesar da situação no ranking entre os cem países com os piores índices. As ações do governo brasileiro são consideradas 'exemplares'.
De acordo com a pesquisa, 29 milhões de pessoas vivem em condição análoga à escravidão no mundo; são vítimas de trabalho forçado, tráfico humano, trabalho servil derivado de casamento ou dívida, exploração sexual e exploração infantil.
Nas Américas, Cuba (149º), Costa Rica (146º) e Panamá (145º) são os melhores colocados, à frente dos Estados Unidos (134º) e Canadá (144º). O Haiti ocupa o segundo pior lugar no ranking geral, sobretudo por causa da exploração de trabalho infantil.
No Brasil, o trabalho quase escravo se concentra nas indústrias madeireira, carvoeira e de mineração, de construção civil e nas lavouras de cana, algodão e soja. Outro campo sensível é o turismo sexual no Nordeste e a exploração da mão de obra de imigrantes bolivianos em oficinas de costura.
A ONG recomenda a aprovação da PEC do trabalho escravo, em tramitação no Senado, que prevê a expropriação de propriedades que exploram trabalho forçado, e que a 'lista suja do trabalho escravo' seja incorporada à lei e que as penas para quem for condenado por exploração sejam aumentadas.

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=137422

--